1 palestra de Neurociência Cognitiva

Palestra “ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA EXPLICAR A DECISÃO JUDICIAL”

Hoje, dia 22 de julho de 2022, aconteceu a palestra “ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA EXPLICAR A DECISÃO JUDICIAL”, ministrada pelo Prof. Dr. Daniel Alves Pessoa da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) na disciplina de Núcleo Livre “Neurolaw: Neurociência e tecnologia aplicadas à prática jurídica”, ministrada pelas Profas. Dras. Bruna Pinotti Garcia e Renata Botelho Dutra.

O professor abordou aspectos da sua tese de doutorado desenvolvida em parceria interinstitucional (DINTER) da UFERSA com a Universidade de Brasília (UnB), sob orientação do Prof. Dr. José Geraldo de Sousa Júnior e da Profa. Dra. Lia Rejane Muller Beviláqua. Foram abordadas questões relacionadas aos vieses das decisões judiciais e ao processo biológico da tomada de decisão, o qual pode ser corrompido, especialmente em função dos processos encefálicos automáticos.

Nos debates, discutiu-se a relação entre o ensino jurídico e a seleção de profissionais nas carreiras como Magistratura e Ministério Público, filtrando aqueles que replicam as mesmas estruturas cognitivas clássicas no processo decisório. Afinal, quem decide?

TURMA DA DISCIPLINA DE NÚCLEO LIVRE "NEUROLAW: NEUROCIÊNCIA E TECNOLOGIA APLICADAS À PRÁTICA JURÍDICA".

PROFESSORA RENATA BOTELHO DUTRA (UFG), PROFESSOR DANIEL ALVES PESSOA DA (UFERSA) E PROFESSORA BRUNA PINOTTI GARCIA (UFG).

TURMA DA DISCIPLINA DE NÚCLEO LIVRE "NEUROLAW: NEUROCIENCIA E TECNOLOGIA APLICADAS À PRÁTICA JURÍDICA".

Related files Size Archive fingerprint
1 palestra de Neurociência Cognitiva 300 Kb 2418b9447face3946240ddd6d7264ef1