Turma Evandro Lins e Silva

Por Heitor Pagliaro Em 04/02/22 06:54 Atualizada em 04/02/22 06:54

TURMA EVANDRO LINS E SILVA

A decisão da Universidade Federal de Goiás – UFG, de ofertar 60 (sessenta) vagas para compor a pioneira, no Brasil, Turma de Graduação em Direito para Beneficiários da Reforma Agrária e Agricultores Familiares Tradicionais, foi precedida de um razoavelmente longo processo de debate interno, desde o Conselho Diretor da Faculdade de Direito, passando pela Câmara de Graduação, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura – CEPEC, até o Conselho Universitário – CONSUNI, que é a instância máxima deliberativa da UFG. Este processo de decisão começou em maio de 2005 e foi concluído em setembro de 2006, com a aprovação da Resolução CONSUNI n. 18/2006 (de 15 de setembro de 2006) que cria a turma especial do curso de graduação em Direito para Beneficiários da Reforma Agrária, na cidade de Goiás, atendendo ao convênio com o Programa Nacional de Educação nas Áreas da Reforma Agrária – PRONERA/Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, estendendo-se aos cidadãos beneficiados pela Política Nacional de Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais (Lei n. 11.326 de 24/07/2006).

Todo pioneirismo sofre resistências, é natural num ambiente que se pretende democrático. A maior dificuldade, por incrível que pareça, foi lidar (e tentar dialogar) com as pessoas que se opuseram a esta iniciativa para que entendessem que o Direito à Educação universal deve ser em proveito de todos, sem distinção. Um serviço público de qualidade, como tem sido o oferecido nos cursos de graduação e pós-graduação da UFG, deve ter seu acesso democratizado sempre e mais. Esta experiência foi mais um pequeno tijolo na grande construção da democratização do acesso à Educação em todos os seus níveis.

A Turma Evandro Lins e Silva foi constituída por estudantes que chegaram à UFG, vindos/as de 19 unidades da Federação (18 Estados e o DF). Na sala ouviam-se todos os sotaques e se sentia um desejo enorme de estudar o Direito para transformar o Direito.

José do Carmo Alves Siqueira

• Nome da turma: Turma de Graduação em Direito para Beneficiários da Reforma Agrária e Agricultores Familiares Tradicionais – Turma Evandro Lins e Silva
  • Data de início: 17 de agosto de 2007 (aula inaugural)
  • Data de conclusão: colação de Grau especial no dia 11 de agosto de 2012 (sábado, dia em que são comemoradas as criações dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil).
  • Coordenador da Turma Evandro Lins e Silva: Prof. Dr. José do Carmo Alves Siqueira
  • Quadro de Honra:
    • Paraninfo: Luís Inácio Lula da Silva